BULLYING NA MINHA ESCOLA? NÃO!

Projeto: Bullying na minha Escola? Não!
                                                                                     Márcia Luzia Ferraz Gonçalves
                                                                                           Professora de Ciências


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
O projeto Bullying na minha Escola? Não!, visa estimular o respeito às diferenças dentro e fora do âmbito escolar. O projeto chama a atenção dos alunos, por meio da arte, para o combate à violência.
Os alunos dos 6º anos mostraram-se participativos e entenderam a importância de se viver em um ambiente tranquilo e harmonioso. Entre as etapas de elaboração e aplicação do projeto os alunos assistiram vídeos do Youtub, que demonstram  os tipos de agressões e as consequências que as pessoas muitas vezes carregam por toda a sua vida; abertura de um espaço para que os alunos expressassem suas opiniões sobre a temática e uma  roda de conversa sobre o entendimento do vídeo e os requisitos necessários para a existência e manutenção de uma relação de amizade, confiança, respeito e solidariedade; posteriormente, foi entregue a cada aluno um  pedaço de tecido  para que ele fizesse um desenho retratando uma cena de bullying do seu cotidiano e, para finalizar, assistiram uma palestra do Projeto Diversidade, com o tema Bullying.
O projeto é um processo e se refere às atitudes de mudanças de comportamento, visando uma melhor qualidade de vida na Escola e buscando contribuir para um dia a dia participativo e democrático, dando ênfase ao diálogo e ao respeito mútuo.
O inicio do projeto aconteceu no mês de agosto de 2013 e deverá se estender até o último dia de aula deste ano. Porém, diante da relevância do tema, o projeto terá continuidade no ano escolar de 2014.