RÚSSIA 2018
PRIMEIRO AO QUINTO ANOS
Com a Copa do Mundo de Futebol, temos uma excelente oportunidade pedagógica. Vamos aproveitar o tema do grande evento esportivo para desenvolver um projeto envolvendo todas as disciplinas e compartilhar com todos. As possibilidades de conteúdo são muitas, dentro de todas as disciplinas, já que o conhecimento geral a partir do tema é múltiplo.
Catarina Xavier
Coordenadora Pedagógica
AS MATRIOSKAS
Prof. Cristiane - quintos anos A e B
![]() |
| MATRIOSKAS CONFECCIONADAS PELO(A)S ALUNO(A)S DOS QUINTOS ANOS |
Matrioska é um brinquedo de madeira tradicional da Rússia, feito em forma de boneca com o formato cilíndrico e pintada a mão, normalmente com cores vibrantes e com muitos detalhes.
Por ser uma boneca oca, a Matrioska comporta dentro de si outras bonecas parecidas ou não com ela mesma, porém, em tamanho menor. Pode se colocar até cem bonecas Matrioskas uma dentro da outra! Incrível? Porém a quantidade mais comum é de 3 a 7 bonecas sendo que a última não é oca.
O fato de que uma boneca Matrioska fique dentro da outra, podendo ser removida, leva a cultura Russa a identificá-la como símbolo de fertilidade, de amor e de maternidade. É como se fosse a mãe dando a luz ao filho.
A palavra Matrioska se originou de Matriona, nome em que no século XIX se dava a maioria das meninas russas. (maika ou mat = mãe).
Outras matrioskas também são conhecidas por Babuskas, que significa avozinha.
Para os russos, o fato de ter uma matrioska em casa é símbolo de uma família feliz, e se você presentear alguém com uma boneca dessas é sinal de afeto e desejo de vida feliz e longa para tal pessoa ou família.
A lenda da Matrioska diz que um habilidoso carpinteiro russo de nome “Serguei”, trabalhava fazendo objetos de madeira como instrumentos musicais e brinquedos.
“Certa manhã, ele saiu para o bosque no frio procurando madeira para construir seus objetos, porém tudo estava coberto de neve.
Depois de muito tentar, decidiu voltar para casa, porém no caminho de volta viu um tronco de madeira esplêndido, o mais formoso que já havia encontrado. Recolheu e o levou para casa.
Depois de vários dias pensando resolveu fazer uma boneca. Esta ficou tão bonita que Serguei decidiu não vendê-la e lhe deu o nome de Matrioska.
Todos os dias, ao se levantar o carpinteiro dava bom dia para a Matrioska, e para sua surpresa, um dia ela lhe respondeu, e ele ficou feliz em ter alguém com quem conversar.
Com o passar do tempo, Serguei percebeu que a boneca estava ficando triste e lhe perguntou o motivo. Matrioska disse que era porque não tinha filhos como todo mundo.
O carpinteiro então resolveu fazer outra boneca e colocar dentro da Matrioska, porém para que isso acontecesse o processo seria doloroso, disse ele a boneca, mas ela aceitou, pois acreditava que o sacrifício valia a pena. Então, assim fez o carpinteiro, dando a nova boneca o nome de Trioska.
Mas Trioska também quis um filho. Então o carpinteiro fez outra boneca para colocar dentro de Trioska e lhe deu o nome de Oska. Esta também quis um descendente. O carpinteiro explicou à Oska que poderia ser que dessa vez ao talhar mais uma boneca poderia dar origem a uma boneca má, mas mesmo assim, Oska não desistiu.
Após pensar muito, Serguei descobriu uma forma de parar por ali, então decidiu talhar um boneco de bigode. Assim o fez e o chamou de Ká.
Levou-o em frente ao espelho e lhe explicou que ele não poderia gerar filhos, e o colocou dentro de Oska, que estava dentro de Trioska e que estava dentro de Matrioska.
Misteriosamente, um dia Matrioska desapareceu levando todos dentro dela e deixando Serguei desolado.”
