SÉTIMO ANO

ATIVIDADES NÚMERO 03
JANEIRO 2021

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 18 A 23 DE JANEIRO


ACESSE AS ATIVIDADES
CLICANDO










ATIVIDADES NÚMERO 02
JANEIRO 2021

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 11 A 16 DE JANEIRO


ACESSE AS ATIVIDADES
CLICANDO










ATIVIDADES NÚMERO 01
JANEIRO 2021

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 04 A 09 DE JANEIRO


ACESSE AS ATIVIDADES
CLICANDO






ATIVIDADES NÚMERO 03
DEZEMBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 14 A 19 DE DEZEMBRO

QUERIDAS FAMÍLIAS,



          É com satisfação que estamos terminando mais um ano!  Queremos desejar a todos um Natal abençoado e que 2021 seja um ano cheio de esperança!

          Desejamos que nossos alunos sejam agentes transformadores no mundo, cidadãos honestos e, sobretudo, felizes! Pedimos a intercessão dos senhores, na cobrança na REALIZAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTA NO BLOG. LEMBRAMOS QUE OS ALUNOS TÊM ATÉ O DIA, 19/12/20, SÁBADO, PARA ENVIÁ-LAS AOS PROFESSORES via e-mail ou Google Forms .

Um abraço virtual de nossa equipe de professores e Catarina.



ACESSE AS ATIVIDADES
CLICANDO









ATIVIDADES NÚMERO 02
DEZEMBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 07 A 12 DE DEZEMBRO


Queridos alunos e alunas, façam todas as atividades de dezembro com capricho e  enviem conforme as orientações abaixo:

1ª opção: responder pelo Google Forms até 19/12/20.

Ao terminar de responder às questões, clique em “Enviar” e clique em “Ver precisão” para saber o que acertou.

 

2ª opção: resolver a atividade à caneta e enviar o arquivo para o e-mail dos professores até 19/12/20.

 

Muito importante fazer as atividades de todas as disciplinas.

Um abraço virtual!

Catarina e professores

 

 

ACESSE AS ATIVIDADES
CLICANDO
.pdf










ATIVIDADES NÚMERO 01
DEZEMBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 30/NOV A 05 DE DEZEMBRO


ACESSE AS ATIVIDADES

CLICANDO








ATIVIDADES NÚMERO 04
NOVEMBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 23 A 28 DE NOVEMBRO


PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf, clique










ATIVIDADES NÚMERO 03
NOVEMBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 16 A 21 DE NOVEMBRO

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf, clique





ATIVIDADES NÚMERO 02
NOVEMBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 07 A 14 DE NOVEMBRO



Querido(a)s aluno(a)s:

       Atividade de novembro deverá ser realizada à tinta e coloque a identificação. Vocês precisam enviá-las nas datas certas aos professores(as),  conforme orientações em cada disciplina, via e-mail ou Google Forms até sexta-feira, dia 20/11/20; na Escola até quarta-feira, dia 18/11/20, se não tiver acesso à internet. Caso você tenha dúvida em alguma questão, esclareça-a enviando mensagem para o e-mail de cada professor. É de extrema importância a realização de todas as atividades de todas as disciplinas! Capriche!

Um abraço. Saudades! Equipe EMCA

 



PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf, clique


.doc, clique

AQUI









ATIVIDADES NÚMERO 01
NOVEMBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 03 A 07 DE NOVEMBRO




PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf, clique


.doc, clique

AQUI







ATIVIDADES NÚMERO 04
OUTUBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 26 A 31 DE OUTUBRO


PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf, clique


.doc, clique

AQUI













ATIVIDADES NÚMERO 03
OUTUBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 19 A 24 DE OUTUBRO


PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf, clique


.doc, clique

AQUI










ATIVIDADES NÚMERO 02
OUTUBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 12 A 17 DE OUTUBRO



RECADO

ATENÇÃO

Queridos estudantes,

Façam todas as ATIVIDADES e enviem para o e-mail ou link de cada professor, até o dia 20/10/20, terça-feira.

 

PARA SEGURANÇA DE TODOS, EVITEM ENTREGAR

PRESENCIALMENTE NA ESCOLA!

             Bom estudo!

                        Um abraço virtual a todos!

                                                                             Professores/Catarina.

.


PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf, clique



.doc, clique

AQUI











ATIVIDADES NÚMERO 01
OUTUBRO 2020

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 05 A 10 DE OUTUBRO


PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf, clique


.doc, clique

AQUI







PERÍODO DE REALIZAÇÃO

DE 28 DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO


.pdf, clique

AQUI


.doc, clique

AQUI








PERÍODO DE REALIZAÇÃO

DE 21 A 26 DE SETEMBRO DE 2020


.pdf, clique

AQUI


.doc,clique

AQUI




PERÍODO DE REALIZAÇÃO

DE 14 A 19 DE SETEMBRO DE 2020


.pdf, clique

AQUI


.doc, clique

AQUI










ATENÇÃO

       A atividade 2 deverá ser enviada  até a data já indicada. O cabeçalho da atividade deve ser todo preenchido.

Escolha a forma que ache melhor para enviar esta atividade. Para enviar por e-mail, escolha uma das opções abaixo:

1ª opção: Desenvolva esta atividade no caderno, fotografe e envie as imagens em anexo.

ou

2ª opção: Resolva no computador, salve no arquivo word e envie como anexo.

       Em ambas as opções, coloque seus dados no “assunto do e-mail”: Atividade 2, nome completo, turma. No “corpo do e-mail” repita estes dados e adicione o telefone de contato.

       Caso o aluno não tenha acesso à internet, busque o material impresso e devolva-o na Escola em uma pasta plástica com seu nome, ano, turma e telefone de contato.  Observe o horário de funcionamento da secretaria, que é de 2a a 4a feira, de 8h às 15h.



PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DE 08 A 12 DE SETEMBRO

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

.pdf CLIQUE


.doc CLIQUE








PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 
de  31 de agosto a 05 de setembro de 2020.

PARA IMPRIMIR CLIQUE


ARTE

      Olá!  É muito bom ter vocês novamente por aqui. Espero que estejam bem e suas famílias também, que possamos em breve matar a saudade e estarmos juntos novamente. Enquanto isso, vamos aprimorar nossos conhecimentos e aprendermos um pouco mais sobre arte.

 Hoje vamos falar de Tarsila do Amaral

     Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é o ícone do movimento modernista nacional. Tarsila nasceu em primeiro de setembro de 1886 em Capivari, interior de São Paulo. Passou a infância nas fazendas do pai, herdadas do avô que era milionário. A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na França.

     Sua ligação com a arte veio ainda na adolescência, em Barcelona, quando estudava num colégio interno e produziu a obra Sagrado Coração de Jesus.

    Ela estudou arte em Paris, na Academia Julian e na Èmile Renard. Também conheceu Pablo Picasso, aproximando- se do artista Fernand Légere, com quem aprendeu técnicas de pintura.

    Em 1922, Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista brasileiro: além dela própria, o grupo era formado por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

    Foi em 1924, durante uma viagem a Minas Gerais, que Tarsila descobriu cores vivas, as paisagens brasileiras e,assim, iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau – Brasil.

    Em outubro de 1926 ela se casou com Oswald de Andrade, e em 1928 ela pintou o icônico Abaporu, que significa “O homem que come’’, dado de presente ao seu marido.

    Tarsila teve a sua primeira exposição individual no Brasil em 1929, no Rio de Janeiro. Foideclarada a pintora mais representativa da primeira fase do modernismo no Brasil.

Por sentir muitas dores na coluna, em 1965, ela passou por uma cirurgia que, por um erro médico, a deixou paraplégica.  No ano seguinte, Tarsila perdeu sua única filha e se aproximou do espiritismo, ficando amiga de Chico Xavier.

    Tarsila faleceu em São Paulo, em 17 de Janeiro de 1973. Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será lembrado.

(www.tarsiladoamaral.com.br)

   Após a Leitura. Responda:

1.       O texto lido é:

(   ) uma Biografia

(   ) uma entrevista

(   ) uma reportagem

 

2.       Na passagem “Tarsila  do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil[...]”, o autor do texto:

(   ) avalia Tarsila do Amaral

(   ) define Tarsila do Amaral

(   ) caracteriza Tarsila do Amaral

 

3.       O que significa dizer que “O quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional”?

 

 

4.       A identificação de Tarsila do Amaral com a arte aconteceu:

(   ) Na infância

(   ) na adolescência

(   ) na vida adulto

 

5.       Tarsila do Amaral “iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau–Brasil”:

(   ) em 1922

(   ) em 1924

(   ) em 1926

 

 

 

Agora você será um(a) grande pintor(a)! Reproduza a obra de arte abaixo com capricho no caderno!



 

 

CIÊNCIAS

 Caros alunos e alunas, esperamos que estejam bem.

Ø     Vamos trabalhar nesta atividade o CAPÍTULO 4 – O AMBIENTE AQUÁTICO E A REGIÃO COSTEIRA.

Ø     Solicitamos que façam uma leitura da Pág. 94 até a pág.109.

Ø     A seguir, façam o exercício "Aplique seus conhecimentos" página 108 (Não precisa copiar a pergunta no caderno). Questões de 1 a 11. As respostas devem ser registradas no caderno.

Ø     Caso prefira você pode preencher a atividade no Formulário on-line através do link: https://forms.gle/8kTAAaLCeXSQhxTz6 e assim NÃO vai precisar preencher no caderno.

Ø     Caso tenha dúvida, entre em contato através do e-mail: ciencias7emca@gmail.com

Abraços e bom trabalho.

 

CAPÍTULO 4 – O AMBIENTE AQUÁTICO E A REGIÃO COSTEIRA (pp. 94 a 109)

Aplique seus conhecimentos página 108 e 109 (Não precisa copiar a pergunta no caderno)

APLIQUE SEUS CONHECIMENTOS

Ø  Questões de 1 a 11

 

Ø     FLORESTA AMAZÔNICA

 

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Ocupa cerca de 600 milhões de hectares, cobrindo nove países, sendo mais da metade no território brasileiro. Em território nacional constitui a Amazônia Legal, que inclui os estados do Pará, Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e parte dos estados do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.

Encontra-se nas baixas latitudes, recebendo uma forte entrada de energia solar e um abastecimento quase constante de massa de ar úmido. O clima é equatorial, com temperaturas médias muito altas e chuvas abundantes que caem o ano inteiro.

É na região amazônica que se encontra a maior bacia hidrográfica do mundo, tendo como principal rio o Amazonas, o maior rio do mundo em extensão e volume de água. Outros rios grandes, médios e pequenos atravessam essa região. Estima-se que cerca de 20% das águas doces do planeta circulam na bacia Amazônica.

Os solos apresentam baixa retenção de nutrientes, pois a grande quantidade de chuvas lixiviam esses solos, retirando seus nutrientes. Porém, uma fina camada de nutrientes se forma a partir da decomposição de folhas, galhos, frutos e animais mortos, sendo muito importante para as plantas da região.

ATENÇÃO!!!
Para auxiliar nossos estudos, vocês deveram acompanhar o texto das páginas 76, 77, 78 do nosso livro didático.

 


Foto: WikimediaCommons

 

VAMOS PRATICAR NOSSOS CONHECIMENTOS?

1)       A Floresta Amazônica está presente em quais Estados do Brasil?

2)       Caracterize o clima da Amazônia.

3)       A Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do planeta. Cite algumas espécies que são encontradas na Amazônia.

 

NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER A LEITURA DO CAPÍTULO 4 DO LIVRO DE CIÊNCIAS. A RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES DEVE SER REGISTRADA NO CADERNO.

 

GEOGRAFIA

 ESSAS ATIVIDADES SERÃO FEITAS NO CADERNO DE GEOGRAFIA.

CUIDE BEM DO LIVRO DIDÁTICO!

 

1. Leia o livro didático, da página 29 até a página 35 e responda as questões propostas nas páginas 33 e 36.

 

2. Agora, elabore um relatório descrevendo as características ambientais de Juiz de Fora, seguindo o roteiro a seguir:

DOSSIÊ AMBIENTAL

- Reveja os mapas do capítulo dois e identifique as características de relevo, hidrografia, clima e vegetação de Juiz de Fora.

- Crie uma tabela e preencha cada campo com uma breve descrição dos aspectos analisados: relevo, hidrografia, clima e vegetação.

- Elabore um pequeno texto relacionando as informações apresentadas na tabela, comentando, por exemplo, as ligações entre a rede hidrográfica e a pluviosidade, relacionando o clima com o relevo, entre outros. Comente, também, sobre as condições ambientais de Juiz de Fora, quanto aos impactos causados pela ação humana. Se necessário, recorra a livros, revistas e sites.

 

HISTÓRIA

       Ler o capítulo 3 “Mudanças na Europa Feudal” (páginas 46 a 59) do livro didático (BOULOS, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018) e realizar as seguintes atividades, no próprio caderno (lápis, lapiseira ou caneta azul ou preta):

Página 60: Atividade 2: a)  b)  c)

Página 61: Atividade 3: a)  b)  c)  d)

Página 62: Atividade 6. a)b)

                  Atividade 7: a)  b)  c)



MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

Bom dia, queridos alunos!

Vamos começar assistindo uma vídeoaula para que vocês possam revisar a matéria de números positivos e negativos.

Bom trabalho!

https://www.youtube.com/watch?v=lWZuy_Th7xohttps://www.youtube.com/watch?v=CY_GTzJTIcs

Não se esqueçam de copiar as questões no caderno.

1.       No caderno, escreva cada medida de temperatura,em graus Celsius.

a)       5 graus abaixo de zero.

b)       23 graus acima de zero

c)       1 grau negativo.

 

2.       Se uma temperatura de -1°C subir 9°C, então qual será a nova medida de temperatura?

 

3.       Registre no caderno usando números positivos, negativos Ne o zero.

a)       Uma altitude que mede 170m acima do nível do mar.

b)       A medida de altitude do nível do mar.

c)       Uma altitude que mede 54m abaixo do nível do mar.

d)       Um depósito de 200 reais.

e)       Uma retirada de 150 reais.

 

4.       No calendário cristão, o nascimento de Cristo é considerado o marco ZERO (0). Os fatos acontecidos antes do nascimento de Cristo têm os anos indicados pela sigla a.C. ou pelo sinal de menos (-). São por isso considerados números negativos. Já os fatos acontecidos depois de Cristo têm os anos indicados d.C., ou pelo sinal mais (+).

a)       Em qual ano morreu uma pessoa que nasceu no ano -20 e viveu 50 anos?

b)       Quantos anos viveu uma pessoa que nasceu no ano -55 e morreu no ano + 11 ?

c)       Em qual ano nasceu uma pessoa que viveu 70 anos e morreu no ano -10?

 

5.       Na Antártica, no inverno, a temperatura pode variar de -20°C a -55°C.

Qual dessas temperaturas é a menor?

 

Depois de fazer as atividades acima, vamos assistir uma outra vídeo aula.

https://www.youtube.com/watch?v=P3YIiKk0d-M

6. Represente os valores abaixo com números positivos ou negativos e efetue:

a) No dia 12 de junho havia R$ 120,00 em minha conta bancária. No dia seguinte, depositei nela R$ 85,00. Quanto tenho agora?

b) O saldo da conta bancária de Ana estava negativa em 95 reais. Depois de pagar uma dívida de R$ 175,00, que saldo Ana tem em sua conta?

7. Calcule:

a) (+15) + (-20)

b) (-22) + (+18)

c) (+29) +(-31)

d) (+98) +( -29)

e) -12-78

f) -100 + 10

g) +89-38

h) -78+54

 

PORTUGUÊS E PRODUÇÃO LITERÁRIA

 

GÊNERO TEXTUAL: REPORTAGEM

 




ATIVIDADES

- Leia o texto “A terra devastada” de Cristiano Mascaro e Pedro Mascaro, uma crítica direta apresentada por meio de reportagem sobre um desastre ambiental de grandes proporções que trouxe inúmeros danos à região onde ocorreu e às pessoas que ali viviam.

- Tente descobrir o sentido das palavras desconhecidas pelo contexto e, se for preciso, consulte um dicionário.

- Utilizando seu livro didático “Português Conexão e Uso”, observe as outras imagens dessa reportagem nas páginas 34 e 35.

- Em seguida, faça, em seu caderno, as questões das páginas 36, 37 e 38.

- Essas atividades não deverão ser enviadas por e-mail.

 

A TERRA DEVASTADA

As marcas da tragédia sete meses depois

CRISTIANO MASCARO E PEDRO MASCARO

 


O volume de rejeitos armazenado na barragem de Fundão correspondia a quase dez vezes o volume da Lagoa Rodrigo de Freitas; veio tudo abaixo

“Vamos viver uma triste aventura”, comentei com meu filho Pedro, que me acompanharia para fazer fotos com drone. Nossa missão seria registrar a paisagem, as águas dos rios, o mar e as pessoas, sete meses depois de terem sido varridos por toneladas de lama. Por mais que imaginássemos a desgraça, nada se comparou à devastação que encontramos nos mais de mil quilômetros percorridos de Mariana, em Minas, até Regência, no Espírito Santo, onde o rio Doce deságua no mar.

     Assim que chegamos a Mariana, no final de maio, pensávamos em ir imediatamente a Bento Rodrigues, o retrato mais dramático do rompimento da barragem de Fundão. Como já tínhamos visto centenas de imagens do desastre, imaginamos que seria fácil fotografar. Não foi bem assim. Depois de percorrer algumas burocracias, descobrimos que as visitas a Bento, hoje parte de roteiro turístico, passaram a ser controladas pela Defesa Civil e deveriam ser agendadas. A próxima saída só ocorreria na semana seguinte. A espera acabou se revelando produtiva, pois pudemos esquadrinhar os detalhes da tragédia.

O primeiro desafio foi fotografar o que sobrou da barragem de Fundão e da vizinha Germano, que segundo rumores também corria o risco de se romper. Como certamente teríamos dificuldades para entrar no território da Samarco, a alternativa foi explorar, a partir da rodovia que margeia suas instalações (a MG-129), um ponto estratégico para lançar o drone que sobrevoaria as barragens. Depois de uma série de tentativas de burlar o sistema de segurança da empresa (que queria impedir nosso trabalho), lançamos o drone de um acostamento da pista e fotografamos os rejeitos da exploração de minério.

Com a sensação de dever cumprido, rumamos em direção ao rio Gualaxo, vítima e algoz desta história. Atingido pela lama de Fundão, o rio, antes de envenenar o Doce, soterrou Paracatu de Baixo e Gesteira. Ao longo do caminho, seguindo o leito fluvial que percorre uma bela paisagem montanhosa, percebe-se a magnitude da catástrofe. Como se não bastasse a destruição de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, a lama quase alcançou as copas das árvores, transbordou do leito e soterrou toda a vegetação às margens do rio. No fundo do vale, barro, galhos de árvores, pedras, restos de construções, um entulho monstruoso que dificilmente poderá ser removido.

Primeiro vilarejo a ser apanhado pela avalanche, Bento Rodrigues, erguido no século XVIII, deixou de existir em apenas meia hora. Ali, a lama invadiu tudo, matou cinco pessoas e impactou para sempre a natureza ao redor

 

Embora não tenha sido atingida pela onda de lama, Mariana carrega a tristeza das famílias do povoado vizinho, à espera de nova moradia. Fomos conhecer algumas dessas pessoas que deixaram para trás tudo o que haviam vivido. Alojados em instalações que nada têm a ver com suas casas, distantes de seus quintais e dos amigos, os sobreviventes flutuam na estranheza dos espaços que lhe foram reservados. Alguns se apegam a seus animais, como dona Maria de Souza Santos, sempre abraçada à cadela Ágata, recuperada dias depois do acidente, a 30 quilômetros de casa. José Barbosa lamenta a perda de sua fonte de renda, um empório, e dos 60 mil reais guardados numa gaveta, destinados a comprar um caminhão – desde o Plano Collor não punha mais dinheiro em banco. Talvez o único ponto fora da curva em meio à desolação, Paula Alves impressiona pela energia. Foi ela que, ao ouvir um ruído estranho e os berros avisando sobre o rompimento da barragem, saiu montada em sua pequena motocicleta, ordenando a todos que corressem morro acima. Enquanto conversávamos, Paula nos revelou, sem nenhum abalo, que a Samarco acabara de demiti-la.

No dia da visita a Bento Rodrigues, chegamos com muita antecedência ao escritório da Defesa Civil, onde soubemos que nós e mais quatro visitantes seguiríamos em carros oficiais e deveríamos permanecer juntos. A visita duraria uma hora. Desanimados com as restrições, partimos. De repente, do alto de uma elevação, pudemos avistar o que sobrou do pequeno vilarejo. As fotografias de Canudos e a descrição de Euclides da Cunha logo me vieram à mente. De perto, o cenário se mostrou em sua real dimensão. Aproveitando a tolerância da Defesa Civil, caminhamos por um labirinto de casas destroçadas, restos de construções que mal puderam suportar o peso da avalanche de lama. Paredes inclinadas prestes a tombar, fragmentos de lajes despencando pelos vãos das ruínas, telhados quase intactos pousados no chão. Misturados ao barro, móveis, geladeiras, televisores, colchões, tubos de pasta de dente, garfos, copos, roupas de todo tipo, livros, CDs, panelas.

Vencida essa etapa, fomos verificar como estava o rio Doce entre Governador Valadares e sua foz, em Regência, no litoral capixaba – um trecho de mais de 600 quilômetros. Nenhuma providência foi tomada. Na região não se diz coisa com coisa. Em quanto tempo a água do rio voltará à normalidade? Está envenenada ou pode ser bebida? Faz mal comer os peixes? Banhar-se no rio provoca coceira? Ninguém sabe ao certo. Em Governador Valadares, só alguns corajosos como Paulo Guido se atrevem a embarcar em seus caiaques e remar nas águas barrentas do rio. Outros observam a distância, do alto dos parapentes que partem do pico do Ibituruna.

Mais ao sul, a outrora turística cidade de Resplendor sofre com a ausência de visitantes. A poucos quilômetros dali, na terra dos krenaks, o cacique Rondon lamenta não poder pescar nem ver seus filhos brincando nas águas, além da suspensão das festas religiosas que celebram o rio. Em Regência, ponto final do percurso, o drama de Resplendor se repete. Vilarejo frequentado por surfistas, hoje anda vazio e os pescadores se viram como podem. É perigoso comer peixe do rio? Ninguém sabe. É proibido pescar? Mais ou menos. No rio não é recomendado, e no mar é proibido – é o que dizem os órgãos competentes. A única certeza é o barro vermelho que repousa sob as águas do rio.

Não há, ao longo do trajeto entre Mariana e Regência, quem diga o que, de fato, está sendo feito e quanto tempo levará para que voltem ao normal a natureza e a vida das pessoas que perderam o passado, o presente e o futuro. [...]

 

Fontes:

-Adaptado de CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e interação. São Paulo, Atual Editora, 2000, p.158-68.  

-DELMANTO, Dileta. Português: conexão e uso, 7º ano. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

-Texto disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-terra-devastada/

 

 

 

 



PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 24 a 29 de agosto de 2020.

PARA IMPRIMIR CLIQUE


ARTE

       Queridos alunos desejo e espero que todos vocês estejam bem e suas famílias também. Estamos distantes, mas com esperança de que logo possamos estar juntos novamente.

       Essas atividades são oportunidades para vocês aproveitarem esse tempo e continuar estudando.

       Em breve, espero estarmos juntos novamente em nossa Escola. Um grande abraço e se cuidem.

                                                                                                                                 

 1º Passo - Acesse o Site Cadinho de Prosa / Por enquanto da Prefeitura de Juiz de Fora - MG

https://sites.google.com/view/cadinho-de-prosa

 

2º Passo – Caso você não tem acesso a internet, pesquise em jornais ou revistas (mesmo usados) e tente achar tirinhas para relembrar das nossas aulas.

       Agora, você já se lembrou da aula de tirinhas?

       Então aproveite este momento em seu caderno, faça um expressando este momento em que estamos vivendo durante esses meses em que estamos vivendo uma pandemia.

       Se possível, após faça em uma folha separada, tire fotos e compartilhe.

 

Observe as imagens abaixo:

 

                                                       Painel abstrato em jardim de Nova York. Burle Marx. 1991.

 

                                                               

                                                                 “As ondas” do calçadão de Copacabana. Burle Marx.

 


Realize a atividade abaixo seguindo as coordenadas:


 


1) Relembrando as Técnica de Simetria e Assimetria.

2) Em seu caderno ou se possível numa folha de oficio, utilize o que você tiver em casa jornais revistas ( velhas e usadas), folhas ou papéis coloridos.

3) Crie uma imagem expressando os seus sentimentos em tempo de pandemia, fazendo um grande mosaico.


CIÊNCIAS

 Você pode fazer a próxima atividade de Ciências utilizando uma das duas formas: OU faz a atividade na folha e entrega na Escola, OU clique no link abaixo abaixo e responda ao formulário, que receberemos imediatamente sua atividade feita. Usando o LINK, você NÃO vai precisar levar esta atividade para a Escola.

Link: https://forms.gle/qwYG4rPKUSxfGpjB7


SERES VIVOS – Classificação Biológica – Reino Plantae 

Querido aluno, agora vamos ver alguns detalhes de cada reino. Saudades de todos vocês.

Fonte: https://beduka.com/blog/exercicios/biologia-exercicios/exercicios-sobre-taxonomia/

Faremos uma leitura da página 61, primeiro – REINOS MONERA, PROTISTA E FUNGI

1-Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, muitas são decompositoras, algumas são causadoras de infecção, provavelmente será:

 a) uma bactéria que pertence ao reino Protista                         c) um vírus

 b) uma bactéria que pertence ao reino Monera.                       d) um fungo, reino protista.

 

2- Organismos unicelulares ou pluricelulares, com núcleo fazem fotossíntese e vive em ambientes aquáticos, provavelmente será:

a) Bactéria            b) protozoários                  c) algas                    d) cogumelos                       e) mofos

 

3- Um organismo que se alimenta de outros organismos (heterotróficos), todos unicelulares, muitos pode causar doenças em humanos. São os:

a) Bactéria                       b) protozoários                        c) algas                  d) cogumelos                       e) mofos

 

4- Sobre o Reino Fungi, são organismos:

a) Unicelulares e pluricelulares, procariontes e autótrofos.

b) Pluricelulares, procariontes, autótrofos.

c) Unicelulares e pluricelulares, eucariontes e heterótrofos.

d) Pluricelulares, procariontes, heterótrofos.

 

Para os exercícios abaixo faremos uma leitura das páginas 62 – REINO PLANTAE

5- Sobre o Reino Plantae, são organismos formados por várias células, então são .........., possuem núcleo diferenciado, são.........., e produzem seu próprio alimento, são...........:

a) Unicelulares - procariontes - autótrofos.

b) Pluricelulares –eucariontes - autótrofos.

c) Pluricelulares - eucariontes - heterótrofos.

 

6- Pertencem ao Reino Plantae:

a) Musgo, alga, samambaia, bactéria.                                            c) protozoários, algas, musgos, feijão.

b) Musgo, samambaia, pinheiro, feijão.

 

7- Os musgos e as samambaias pertencem aos grupos:

a) Gimnosperma e angiosperma                      b) Briófita e gimnosperma                           c) Briófita e pteridófita

 

8- Você sabia que as briófitas são musgos bem pequenos. Eles não podem (não conseguem crescer). Isto está relacionado à condução dos alimentos, a seiva. Por que ela não cresce?

a) Possuem vasos condutores ineficientes

b) Não possui vasos condutores de seiva e, caso a planta fosse alta, a seiva não conseguiria chegar ao ápice do musgo.

c) Possuem vasos condutores de seiva, o transporte é rápido e eficiente, a seiva atinge o ápice e o musgo pode crescer sim.

 

9- As samambaias pertencem ao grupo das pteridófitas.

a) São maiores que os musgos e possuem vasos condutores ineficientes.

b) São maiores que os musgos e não possui vasos condutores de seiva.

c) São maiores que os musgos e possuem vasos condutores de seiva, o transporte é rápido e eficiente.

 

Na próxima atividade estudaremos a página 63.

Bons estudos! Fiquem bem e, se puder, fique em casa! Grande beijo.

 

 

GEOGRAFIA

ESSAS ATIVIDADES SERÃO FEITAS NO CADERNO DE GEOGRAFIA.

NUNCA ESCREVA NO LIVRO DIDÁTICO!

 

1. Leia o livro didático, da página 21 até a página 28 e responda:

a) Como você pode caracterizar o relevo de Juiz de Fora?

b) Juiz de Fora está localizada em qual unidade de relevo?

 

2. Localize Juiz de Fora em uma das regiões hidrográficas do Brasil. Escreva um pouco sobre essa região e identifique nela a principal fonte de água para abastecimento da população no município.

Acesse: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/divisoes-hidrograficas

http://www.cesama.com.br/pesquisa-escolar/rio-paraibuna

 

- TEMPO ATMOSFÉRICO: condições atmosféricas em um dado momento e local.

- CLIMA: características permanentes ou duradouras do tempo em determinado local, incluindo as variações.

 

3. Identifique se as frases a seguir se referem ao tempo atmosférico ou ao clima:

a) Está quente hoje. ___________________

b) O inverno em Toronto é muito frio. ___________________

c) Sempre, em março, chove bastante. ___________________

d) Está seco esses dias em Juiz de Fora. ___________________

 

4. Que tipo(s) climático(s) ocorre(m) em Minas Gerais? E em Juiz de Fora, qual o tipo climático que ocorre?

 

HISTÓRIA

Releia os textos e atividades da semana passada.

FAÇA EM SEU CADERNO. 



MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

1ª) Veja os dados abaixo e calcule a soma das partes invisíveis em cada caso:


2ª) Quantas ligações diretas podemos fazer entre 5 telefones? Copie a figura ao lado e indique cada ligação com um segmento de reta.


3ª) A engrenagem A nesta imagem gira no sentido horário (sentido dos ponteiros de um relógio). A engrenagem B gira no sentido anti-horário (contrário ao sentido dos ponteiros de um relógio). Em qual sentido a engrenagem D gira?


4ª) Como podemos separar estas árvores com 6 cercas retas de modo que cada uma tenha seu próprio espaço, ou seja, que 2 árvores não fiquem juntas? Desenhe as árvores e a cerca.


5ª) Temos 27 bolinhas de mesma cor e mesmo tamanho, mas uma delas pesa mais do que as outras. Utilizando apenas uma balança de dois pratos, como podemos descobrir qual é a bolinha de massa diferente efetuando apenas três pesagens?

 6ª) 3 gatos pegam 3 ratos em 3 minutos. Em quantos minutos 100 gatos pegam 100 ratos?

 7ª)Em um quarto escuro há uma gaveta com meias brancas e pretas. Qual é o menor número de meias que você precisa retirar para ter certeza de que tirou um par da mesma cor?

 8ª)Em uma árvore pousam pássaros. Se pousarem 2 pássaros em cada galho, então ficará 1 galho sem pássaros. Se pousar 1 pássaro em cada galho, então ficará 1 pássaro sem galho. Qual é o número de pássaros? Qual é o número de galhos?

 9ª)Uma lesma encontra-se no fundo de um poço seco de 10 metros de medida de profundidade e quer sair de lá. Durante o dia, consegue subir 2 metros pela parede, mas, à noite, quando dorme, escorrega 1 metro. Em quantos dias ela atingirá o topo do poço?

 Fontes:

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática: ensino fundamental. 4ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

DANTE, Luiz Roberto. Teláris matemática: ensino fundamental, anos finais. 3ª edição. São Paulo: Ática, 2018.


Boa Sorte!

 

PORTUGUÊS E PRODUÇÃO LITERÁRIA

 

RECONTANDO

Sugestão:

Texto clássico original: Alice no país das maravilhas

Texto a ser recontado: Alice no planeta Covid-19

Assim como a personagem Alice no conto clássico enfrentou e venceu inúmeros desafios e obstáculos inimagináveis, a proposta é que você reconte o conto original se vendo diante desta realidade tão absurdamente insólita, devido ao coronavírus.

Recrie o clássico “Alice no país das maravilhas”, relatando a sua própria experiência de vida, fazendo uma comparação ao viver e conviver nesta sociedade conturbada, globalizada, com tanta informação e inconstância, mostrando como a vida é e sempre será um grande e enigmático desafio.

Você pode utilizar outro conto que desejar ou um filme para ser recontado, lembrando que é um intertexto e que deve abordar o que você está vivenciando neste momento de distanciamento social. Releia o conto original antes de produzir seu texto.

Observe os seguintes itens ao recontar a história.

·         Organização temporal dos acontecimentos.

·         Gênero textual: conto – reconto – intertextualidade.

·         Uso de elementos descritivos (ênfase nos adjetivos) para que se tenha a noção da paisagem e se compreendam as circunstâncias das ações.

·         Descrição de personagens (física e psicologicamente).

·         Uso de um vocabulário mais amplo diferente daquele usado cotidianamente.

·         Uso de recursos enfáticos como: metáforas – comparações – interjeições.



SALA DE LEITURA

Releia os textos e atividades da semana passada.

FAÇA EM SEU CADERNO.




PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 17 a 22 de agosto de 2020.

PARA IMPRIMIR CLIQUE



PARA MATAR, UM POUCO, A SAUDADE!




ARTE



       Queridos alunos, vocês conhecem o artista Volpi? 
Clique no link abaixo e vamos ver o vídeo. 






     Ele te faz lembrar de festas junina? Sabia que esta é uma festa que faz parte da cultura popular brasileira? O que é cultura popular? 

     Cultura segundo o seu mais profundo significado, é a transmissão de conhecimentos cultivados, através de palavras, gestos, costumes, ritos, histórias, tradições, e suas mais diversas manifestações de um povo através da dança, música, literatura, folclore e arte. 

Você conhece arte Naif? 

     É feita por artistas populares que nunca frequentaram nenhuma faculdade de arte ou instituição que pudesse lhes certificar ou especializar. São simples representantes do povo, que possuem uma habilidade ou dom e o desenvolveram. 

     Esta arte se traduz em uma rica diversidade de valorosas e belas obras, oriundas das mãos de gente simplória que não teve nenhum ensinamento ou orientação para executarem o trabalho artístico. 

     A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa. 


· Olhem o quadro sobre Festa Junina feito por um pintor popular, arte Naif, não é lindo? 

· Vamos conhecer mais sobre arte popular Naif? Clique no link abaixo: 






       Conhecemos Volpi, um artista erudito que gostava de bandeirinhas e artistas Naif que gostava de festa junina, vamos lembrar das festas juninas e agostinas da nossa escola. Fazer um desenho bem bonito pra matar a saudade de nossos amigos,professores, funcionários e de dançar quadrinha. Use a criatividade e façam bem bonito para fazermos uma linda exposição. 

Conheçam Volpi no museu no link abaixo 

https://youtu.be/neokMafvgPc 


· Conheçam arte Naif no museu no link abaixo 

https://www.ebc.com.br/cultura/galeria/videos/2012/08/conheca-o-museu-internacional-de-arte-naif 


Fontes: 

Alfredo Volpi, História e arte , galaria de gravuras 

Viaje pela obra de Alfredo Volpi, Estadão 

Styloetc-worpress.com / Alfredo Volpi 

Agência Brasil, Tv Brasil, conheça o Museu Internacional de arte Naif


CIÊNCIAS


1) Faça uma leitura do capítulo 6 do seu livro de ciências – Doenças Transmissíveis e aplique seus conhecimentos (página 163 – 164 – 165 ( 1 ao 14) 


2) De olho na notícia 

Notícia -1 e 2 (páginas 165 e 166) 


3) De olho nos textos : (páginas 166 e 167) 

· Fake news e saúde 

· Qual o impacto das fake news na campanha de vacinação 

· É possível mudar o jogo? 


4) Investigue p. 167 

Faça uma pesquisa sobre os itens a seguir

1- 

2- 


5) Sugestão de vídeo A HISTÓRIA DA REVOLTA DA VACINA : https://youtu.be/6i6v9f_aWjg


A Revolta da Vacina em charge de Leonidas Freire, 
publicada na revista O Malho, em 1904 (Wikimedia Commons) 

A) O que foi a Revolta da Vacina? 
B) A resistência à quarentena pode ser comparada à Revolta da Vacina? Justifique.




Você pode fazer a próxima atividade de Ciências utilizando uma das duas formas: OU faz a atividade na folha e entrega na Escola, OU clique no link abaixo abaixo e responda ao formulário, que receberemos imediatamente sua atividade feita. Usando o LINK, você NÃO vai precisar levar esta atividade para a Escola.


OS GRUPOS DE SERES VIVOS – Classificação Biológica

     O que o homem, o elefante e a barata têm em comum? A estrutura celular. Por isso, os três integram o reino animal (Animalia), um dos seis grandes grupos que dividem os seres vivos. E em que aspecto os fungos são diferentes das plantas que conhecemos? Novamente, a resposta está nas células. Por isso, os primeiros pertencem ao reino Fungi e os outros ao Plantae.

No seu caderno tem algumas anotações: seres unicelulares pluricelulares, autotróficos e heterotróficos, procarionte e eucarionte. Vamos relembrar:


       Atualmente, os seres vivos são classificados em 5 grandes reinos: faça uma leitura das páginas 61, 62, 63 e 64 do seu livro didático e da tabela acima e vamos entender como os seres são classificados. Depois da leitura, vamos fazer os exercícios do utilizando o link enviado para você. Caso não tenha acesso, o exercício não tem problema, o exercício está abaixo. São marcadas mais de uma resposta por questão! Bom trabalho.


Fonte:https://beduka.com/blog/exercicios/biologia-exercicios/exercicios-sobre-taxonomia/http://blog.cpbedu.me/auladehoje/2017/10/


1- Dentre todos os seres vivos conhecidos, as bactérias são:

(a) unicelulares (b) pluricelulares (c) autotróficos (d) heterotróficos (e) procariontes (f) eucariontes

 

2- No Reino Protista estão os protozoários e algas microscópicas. São características do Reino Protista:

(a) unicelulares (b) pluricelulares (c) autotróficos (d) heterotróficos (e) procariontes (f) eucariontes

 

3- Os cogumelos e mofos pertencem ao reino Fungi. São características do Reino Fungi:

(a) unicelulares (b) pluricelulares (c) autotróficos (d) heterotróficos (e) procariontes (f) eucariontes

 

4- Samambaias, pinheiros, musgos, tomateiros pertencem ao reino das Plantas.  São características do Reino das plantas:

(a) unicelulares (b) pluricelulares (c) autotróficos (d) heterotróficos (e) procariontes (f) eucariontes

 

5- O reino animália tem uma grande diversidade de seres vivos. Para estar neste grupo, suas características são:

(a) unicelulares (b) pluricelulares (c) autotróficos (d) heterotróficos (e) procariontes (f) eucariontes

 

6- Volte na tabela acima e no livro páginas 61 e 62 e indique por que os fungos NÃO pertencem ao reino das plantas:

a) Para estar no reino das plantas os organismos precisam ser autótrofos e os fungos são heterótrofos.

b) Para estar no reino das plantas os organismos precisam ser heterótrofos e os fungos são autótrofos.

c) Para estar no reino das plantas os organismos precisam ser unicelulares e os fungos são pluricelulares.

7- Veja as imagens dos seres vivos e indique a qual reino pertencem



(     ) BACTÉRIA                  (     ) COGUMELO                ( A ) Reino Fungi

(     ) POLVO                       (     ) ARARA                       ( B ) Reino Monera

(     ) SAMABAIA                 (     ) ROSEIRA                    ( C) Reino Protista

(     ) CARANGUEJO             (     ) MICROALGA               ( D ) Reino Plantae

(     ) PROTOZOÁRIO          (     ) PIOLHO                       ( E ) Reino Animalia

 

8- Quais seres vivos existem em sua casa? Se tiver, sabe indicar o reino a que pertencem?



GEOGRAFIA

INTRODUÇÃO

       De acordo com Ana Clarissa Stefanello, o estudo de percepção em Geografia tem uma abordagem humanística e suas bases filosóficas estão na fenomenologia [...] Essa corrente filosófica está centrada na apreensão das essências por meio da percepção das pessoas. Assim, é fundamental a experiência vivida e adquirida pelo indivíduo [...].

       Partindo dessa premissa, elaboramos algumas atividades para estimular a pesquisa, utilizando como meio o mundo virtual, tão rico e com infinitas possibilidades, porém, pouco conhecido, ainda.

 

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

  1ª - Convidamos você para viajar, através do Portal do IBGE (https://www.ibge.gov.br/) e obter informações diversificadas.  Antes, porém, vamos escrever a definição de algumas palavras:

Viajar: percorrer (em viagem), visitar.

Gentílicos: também chamados, quando adjetivos, adjetivos pátrios. É uma classe de palavras que designam um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência – um grupo a parte de adjetivos derivados de substantivos relacionados a países, estados, continentes, regiões, províncias, vilas e povoados.

Cidade: aglomeração humana localizada numa área geográfica circunscrita e que tem numerosas casas, próximas entre si, destinadas à moradia e/ou atividades culturais, mercantis, industriais, financeiras e a outras não relacionadas com a exploração direta do solo; urbe.

País: território geograficamente delimitado e habitado por uma coletividade com história própria.

 

a) Escolha uma cidade que você conhece ou gostaria de conhecer. Complete as informações a seguir, realizando a pesquisa no Portal do IBGE:

. Nome da cidade:

. Área territorial:

. Gentílico:

. Compare a área territorial da cidade escolhida, com a área territorial de Juiz de Fora. Escreva sua conclusão:

 

b) Escolha um país que você conhece ou gostaria de conhecer. Complete as informações a seguir, realizando a pesquisa no Portal do IBGE:

. Nome do país:

. Capital:

. Extensão territorial:

. Histórico (faça um resumo das informações):

. Compare a área territorial do país escolhido, com a área territorial do Brasil. Escreva sua conclusão:

 

2ª - VIAGEM VIRTUAL POR MINAS GERAIS.

 

O conhecimento agrega crescimento. Os alunos através de algumas ferramentas (livros, conversas com familiares, internet) irão buscar informações, dados sobre Minas Gerais, observando os seguintes roteiros abaixo, não se esquecendo de fazer os registros em seu caderno de Geografia:

 

- Receitas mineiras e, quando possível, fazer alguma delas para degustar em família;

 

- Neste mesmo contexto ou momento, conversar sobre causos, maneiras e costumes antigos que os mineiros viviam ou até mesmo atuais, principalmente no meio rural;

 

- Caso não seja possível no meio familiar, converse com outros personagens ou busquem outras fontes de informação;

 

- Pesquisem sobre personagens ou pessoas de destaques no esporte, na arte, na política, na literatura, nas questões sociais;

 

- Observem lugares, cidades ou pontos turísticos, os quais poderão servir como norteadores e sugestões de viagens futuras para você e sua família;

 

- Observem e analisem alguns dados físicos de Minas Gerais (relevo, clima, economia, hidrografia);

 

- Como sugestão, poderá fazer: ilustrações, desenhos de lugares, dados, histórias que mais lhes chamaram a atenção em MINAS GERAIS.

 

- Acesse o Portal Cadinho de Prosa>Dicas Culturais>Museus e visite, virtualmente, o museu de Inhotim.


3ª - Responda:

Você acessou o Portal Cadinho de Prosa, disponibilizado pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora? Qual é a sua opinião?

 

4ª - Convidamos você para acessar a página do Google Earth (https://www.google.com/intl/pt-BR/earth/).

Descreva o que descobriu de mais interessante, incluindo as ferramentas virtuais disponibilizadas.

 

 

“Bom, basta observar os sinais.

Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida,

pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais indicando o caminho certo.

Lembre-se que o Universo sempre conspira a seu favor, quando você possui

um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.

A persistência realiza o impossível.”

 

Até breve, queridos alunos!




HISTÓRIA

Instruções para todos os alunos:

1)      Cada aluno(a) assistirá os vídeos correspondentes à sua série:

2)      As atividades serão realizadas no próprio caderno do aluno, a lápis, lapiseira, caneta azul ou preta.

3)      Todas as atividades valem pontos a serem conferidas quando do retorno às aulas.

4)      Para cada vídeo o(a) aluno(a) deverá responder:

a)      Faça um resumo (com suas próprias palavras) de no mínimo dez linhas sobre o que você aprendeu por meio do vídeo.

b)      Responder: o que você aprendeu ou achou interessante em cada um destes vídeos?

 

Turmas: 7A. 7B e 7C:

 

1)      “Dezoito minutos de prosa: as muitas ondas da “Peste Negra (História)”

 https://www.youtube.com/watch?v=9u23pcmSEcI&list=UUztqiC8vU_VTOkq3cChbM2w&index=3

 

2)      “A vida da mulher na Idade Média”

 https://www.youtube.com/watch?v=mdl222YHRXY

  





MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

Continuar aprendendo em casa com Desafios Matemáticos durante a quarentena:

 

1ª) Utilizando treze palitos de fósforo usados formamos seis retângulos iguais.

Utilizando o mesmo raciocínio:


·         Com doze palitos, forme seis triângulos iguais.

·         Com cinco palitos, forme dois triângulos iguais.

·         Com nove palitos, forme cinco triângulos.

 

2ª) (UFL-PR) Em um supermercado, as latas de certos produtos são expostas em pilhas, encostadas em uma parede, com 1 lata na primeira fileira (a superior), 2 latas na segunda fileira, 3 latas na terceira e assim por diante. Observe na figura a seguir uma dessas pilhas, com 5 fileiras.


Se uma pilha tem um número ímpar de fileiras e a fileira do meio tem 7 latas, determine o total de fileiras.

 

3ª) Use tampinhas para reproduzir a figura A. Um desafio para você:  mova 3 tampinhas da figura triangular A para obter a figura B.

 

4ª) Copie as figuras abaixo em uma folha de papel quadriculado. Você consegue dividir cada uma delas em partes iguais? As partes devem ter a mesma forma e o mesmo tamanho.

 

5ª) Como você pode recortar a figura em cinza de modo a preencher completamente a região retangular? Reproduza as figuras em papel sulfite e confira.


6ª) Peça a um membro de sua família que escolha um número de 3 algarismos e não o diga para você. Em seguida, dê os seguintes comandos.

·         Multiplique o número escolhido por 5.

·         Some 4 ao resultado obtido.

·         Multiplique a soma por 4.

·         A esse resultado, some 9.

·         Multiplique o resultado por 5.

Só então peça a ele que diga o resultado final para você. Esse resultado será um número que, aparentemente, nada tem a ver com o número que ele escolheu. Agora, sem ele ver: * desse resultado, tire os algarismos das dezenas e das unidades; *do número obtido, subtraia 1 unidade. Ele não vai acreditar, mas você vai “adivinhar” o número que o membro de sua família escolheu! Faça esse procedimento algumas vezes com números diferentes.

 

7ª) Um bloco de forma cúbica com medidas 10 centímetros x 10 centímetros x 10 centímetros é pintado em suas 6 faces com tinta azul. Depois ele é cortado em bloquinhos de medidas 1 centímetro x 1 centímetro x 1 centímetro. Qual é a quantidade de bloquinhos que não terão nenhuma de suas faces pintadas de azul?

 

8ª) No início de uma reunião, o número de homens era 3 a menos do que o de mulheres. Duas horas depois, o número de homens havia aumentado em 8, o de mulheres havia dobrado e a quantidade de homens e de mulheres era a mesma. Quantos homens e quantas mulheres havia no início da reunião?

 

9ª) Duas torneiras enchem individualmente um tanque, respectivamente em 3 horas e 6 horas. O tanque possui, na parte inferior, um ralo que o esvazia em 4 horas. Supondo o tanque inicialmente vazio e abrindo-se simultaneamente as duas torneiras e o ralo, em quanto tempo esse tanque ficará cheio?

 

10ª) Com o número de pessoas que já chegaram para uma reunião, estão sobrando 4 cadeiras, mas se o número de pessoas dobrar, então ficarão faltando 7 cadeiras. Calcule quantas pessoas já chegaram e quantas são as cadeiras.

 

11ª) Uma placa de madeira será cortada em 5 partes por uma serra. São necessários 3 minutos para serrar cada parte. Quantos minutos serão gastos para se obter as 5 partes?

 

12ª) Dois pais e dois filhos foram pescar. Cada um deles pegou um peixe, mas só pescaram 3 peixes. Como isso foi possível?

 

13ª) Para percorrer uma distância, uma galinha dá 10 passos. Cada 2 passos da galinha correspondem a 5 passos do passarinho. Quantos passos o passarinho deve dar para percorrer a mesma distância?

 

14ª) Em uma fábrica, a quantidade de peças colocadas em uma caixa duplica de minuto e minuto. Às 2 horas, a caixa estava cheia. Em qual horário a caixa estava pela metade?

 

Fontes:

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática: ensino fundamental. 4ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

DANTE, Luiz Roberto. Teláris matemática: ensino fundamental, anos finais. 3ª edição. São Paulo: Ática, 2018.


O jogo “Torre de Hanoi

História do Jogo

Este jogo foi inventado pelo matemático francês Édouard Lucas inspirado numa lenda Hindu, em 1883. O nome do jogo surgiu do símbolo da cidade de Hanoi, no Vietnã. Existem várias lendas a respeito da origem do jogo e a mais conhecida diz respeito a um templo Benares, situado no centro do Universo. Diz-se que o Deus Brama supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Deus Brama ordenara os monges que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco podia ser movido de cada vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria. Dessa forma criava-se um novo mundo, o mundo de Hanoi.

 Fonte: Site http://www.mat.uc.pt/~mat0821/torre_hanoi.pdf

 

Como jogar

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=UyLYxYeouSc&list=TLPQMTgwNjIwMjCkocmqNZVldQ&index=1

 

Regras básicas:

1ª) Só pode mover um disco de cada vez;

2ª) É proibido colocar qualquer disco maior em cima de qualquer disco menor;

3ª) O jogo só termina quando todos os discos que se encontram na 1ª haste forem transportados para a 3ª haste, usando a 2ª haste como auxiliar.

 

Baixe o jogo

-Acesse a loja de aplicativos Play Store e baixe o aplicativo “Hanoi Towers 3D” (Atenção! Digite “Towers”, com “s” no final e não “Tower”).

Obs.: Caso o aplicativo “Hanoi Towers 3D” não apareça na sua loja de aplicativos, baixe outro parecido para jogar.

 

Instruções para jogar

 Consegui baixar o aplicativo “Hanoi Towers 3D”! Como jogar?

-Abra o jogo. A 1ª fase apresenta 2 discos.

-Para mover os discos, basta clicar no disco e ele subirá. Depois clique na haste (estaca) para a qual você deseja mover o disco.

-Se errar e desejar reiniciar o jogo, basta clicar em “RESTART GAME” no alto da tela.

-Você pode ir jogando as fases: começar com 2 discos e à medida que for vencendo, é só clicar em “NEXT” para mudar de fase e ir para 3 discos, depois para 4 discos e assim por diante até o máximo de 10 discos.

-Caso você queira escolher com quantos discos jogar, clique em “MENU” no alto da tela, depois clique em “SET LEVEL”, role para cima ou para baixo para escolher o número de discos (2 a 10 discos possíveis) e clique em “OK”.

-Repare no alto da tela as seguintes informações:

“MOVES” registra a quantidade de movimentos que você está realizando;

“BEST” registra o seu melhor desempenho, ou seja, se você conseguir vencer uma etapa várias vezes, em “BEST” fica registrada aquela vez em que você realizou o menor número de movimentos para vencer a etapa.

 

Não consegui baixar o aplicativo “Hanoi Towers 3D”, mas baixei outro parecido! Como jogar?

Use sua criatividade para jogar, lembrando que as 3 regras básicas citadas anteriormente permanecem as mesmas.

 

Desafie sua família e divirtam-se!

 

Questões:

Faça as atividades no caderno de matemática!

 

1)Você baixou o aplicativo “Hanoi Towers 3D” ou outro aplicativo?

 

2)Você conseguiu vencer alguma fase? Qual (is)? Escreva o número de movimentos em cada fase. Por exemplo, se você conseguiu resolver até 6 discos, responda assim:

Com 2 discos  movimentos

Com 3 discos  movimentos

Com 4 discos  movimentos         No lugar da você vai escrever o número de movimentos.

Com 5 discos  movimentos

Com 6 discos  movimentos

 

Lembrete: no aplicativo “Hanoi Towers 3D”, o número de movimentos é dado por “MOVES” sendo que o menor número de movimentos fica registrado em “BEST”.

 

 

3)E na sua família, alguém conseguiu vencer as fases do jogo? Se sim, escreva qual o membro da sua família e quais as fases que ele venceu.

Por exemplo, se seu pai venceu até 7 discos e sua irmã venceu até 5 discos, escreva:

Meu pai – conseguiu com 2 discos, 3 discos, 4 discos, 5 discos, 6 discos e 7 discos

Minha irmã – conseguiu com 2 discos, 3 discos, 4 discos e 5 discos





SALA DE LEITURA

Olá, meninos! Como é bom poder estar aqui conversando com vocês. Hoje, estou trazendo o resumo da história “O Mito da Caverna”, para que possamos ler. O professor de história, Enaldo, já trouxe essa história para vocês em um vídeo muito interessante que ele gravou. Vocês já assistiram, não é? Sei que muitos preferem o vídeo. Porém, a leitura é sempre um mundo mágico. Através dela podemos fechar os olhos e dar asas à imaginação e construir conhecimento. Desta forma, existem aqueles que, como eu, adoram a leitura.  Então vamos, lá? Espero que vocês gostem de ler esse texto.

INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA

     O Mito da Caverna - ou a Alegoria da Caverna - é um texto escrito pelo antigo filósofo grego Platão. A história apresenta um diálogo entre o pensador e mestre de Platão, Sócrates, e a personagem Glauco, um jovem aprendiz.

A partir de um conto cheio de simbologias, Platão nos apresenta conceitos e situações que nos falam sobre a necessidade da busca pelo conhecimento, como forma contrária a ignorância e a manipulação que acompanham a humanidade pelos séculos.

A história integra o livro VII de A República, obra em que o autor debruça-se sobre a vida política ateniense, escrito aproximadamente no século IV A.C.

 

RESUMO – MITO DA CAVERNA

      Neste mito ou alegoria, Sócrates pede que Glauco imagine uma situação hipotética em que várias pessoas são mantidas acorrentadas no fundo de uma escura caverna subterrânea. Onde vivem prisioneiros desde a infância. As mãos acorrentadas em uma parede.Eles podem avistar somente as sombras que são projetadas na parede situada à frente.

  

As sombras se formam pela luz de uma fogueira refletida em uma parede. Os homens passam ante a fogueira, fazem gestos e passam objetos, formando essas sombras que, de maneira distorcida, são todo o conhecimento que os prisioneiros tinham do mundo.

Aquela parede da caverna, aquelas sombras nas paredes e os ecos dos sons que as pessoas produziam era o mundo restrito dos prisioneiros.Ao olhar a luz da fogueira seus olhos ficam ofuscados, pois eles nunca tinham visto a luminosidade.

Repentinamente, um dos prisioneiros é liberto. Ao encontrar a saída da caverna, ele tem um susto ao deparar-se com o mundo exterior. A luz solar ofusca a sua visão e ele sente-se desamparado, desconfortável, deslocado. O homem liberto, à princípio, não consegue enxergar nada, pois a vida inteira esteve preso na escuridão da caverna e seus olhos não estão acostumados com a luminosidade. Entretanto, aos poucos desenvolve um olhar capaz de lidar com o mundo exterior.

Aos poucos, sua visão acostuma-se com a luz e ele começa a perceber a infinidade do mundo e da natureza que existe fora da caverna. Ele percebe que aquelas sombras, que ele julgava ser a realidade, na verdade são cópias imperfeitas de uma pequena parcela da realidade. Após um tempo explorando o novo mundo, o homem sente a necessidade de contar aos seus pares o que havia descoberto.

É nesta hora que se dá o grande questionamento da história. O prisioneiro liberto poderia fazer duas coisas: retornar para a caverna e libertar os seus companheiros.  Ou ficar no novo mundo e viver a sua liberdade.

Este então é o diálogo proposto por Platão. Sócrates diz para Glauco supor o que aconteceria se tal homem retornasse à caverna a fim de "abrir os olhos" de seus irmãos?

Eles chegaram à conclusão de que o homem seria desprezado. Sofreria ataques, ridicularização por parte de seus companheiros. Eles não acreditariam no homem, o considerariam um louco.  Mas, poderia ser uma atitude necessária, por ser a coisa mais justa a se fazer.

 

CONCLUSÕES ACERCA DO MITO DA CAVERNA

Platão usa uma linguagem figurada, uma metáfora para contar a Alegoria da Caverna. E, desta forma,podemos interpretá-la da seguinte maneira:

  1. Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado.
  2. caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, pode provocar enganos.
  3. As sombras na parede e os ecos na caverna: sombras e ecos nunca são projetados exatamente do modo como realmente são. As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro.
  4. saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro.
  5. luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.
  6.   

         Gostaram da história? O Mito da Caverna é uma história muito conhecida e muito utilizada nos dias de hoje para provocar reflexões quanto ao padrão de comportamento do homem ao se relacionar com o mundo a sua volta.

Platão eternizou suas ideias em suas obras. Seus pensamentos ultrapassaram a barreira do tempo. E, até hoje no mundo moderno, seus legados são utilizados para provocar a construção dos pensamentos e, consequentemente, a construção do conhecimento.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre PLATÃO?

Pesquise quem foi Platão? Onde e quando viveu? Quais atividades ele desempenhava? Qual a importância dessa figura da história para o mundo?

Não deixe de fazer seus registros no caderno. Quando estivermos juntos novamente teremos muito que conversar. Não podemos esquecer nada, certo?

 

                                   Grande abraço. Até breve!!!!!!

 

 

 

Fonte:

Cultura Genial - https://www.culturagenial.com/mito-da-caverna/

Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/mito-caverna-platao.htm




PORTUGUÊS E PRODUÇÃO LITERÁRIA

Observe as frases abaixo:

"A mamãe vive dizendo que amigos vêm e vão, mas família é pra sempre. ...

Essa quarentena está durando tempo demais!

Que saudades da minha avó!

Hoje o dia foi hiper legal!

Estou tão triste hoje! Meu amigo brigou comigo porque eu o venci na “Batalha Naval.”

            Essas frases expressam sentimentos? Bons ou ruins? Em que tipo de texto elas poderiam estar registradas? Você tem algum palpite? Pense...


https://pt.depositphotos.com/stock-photos/filho.html


Será que você pensou em um diário? Já escreveu ou escreve algum? O que você costumava ou costuma relatar nele? Segredos? Ele fica escondido? Lembra de já ter lido algum diário em nossa sala de leitura? Veja se você reconhece esses trechos retirados de alguns diários:

Esclarecimento

Greg Heffley

Tudo que eu preciso é que um idiota me pegue com este livro e entenda errado. A outra coisa que eu quero esclarecer agora mesmo é que isso foi ideia da minha MÃE, não minha. Mas se ela acha que eu vou escrever meus “sentimentos” aqui ou coisa do tipo, ela está louca. Então, só não espere que eu seja todo “Querido Diário” isso, “Querido Diário” aquilo

Querido Diário Otário,


A Isabela deve estar certa! Ela quase sempre está.

Quando eu penso nas coisas que já vi a Angelina fazer, acho que todas elas são a maior bobeira. (É verdade que todas elas também têm cheirinho de morango, mas deve ser por causa do condicionador que ela usa. Ou vai ver que o próprio corpo dela exala cheirinho de morango.)
Mas, de todas as coisas ridículas que ela já fez, essa deve ser a mais estúpida de todas...
Dê uma espiadinha no diário de Jamie Kelly. A Jamie sempre jura que tudo o que ela escreve é verdade... Bom, pelo menos ela acha que é! 

 

Domingo, 14 de junho de 1942

Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas. Pudera! Era dia do meu aniversário. É claro que eu não tinha permissão para levantar àquela hora, e por isso tive de refrear a minha curiosidade até as quinze para as sete. Aí então não aguentei mais e corri até a sala de jantar, onde recebi as mais efusivas saudações de Moortie (a gata). Logo depois das sete fui dar bom-dia à mamãe e ao papai, e, depois, corri à sala de estar para desembrulhar meus presentes. O primeiro que me saudou foi você, possivelmente o melhor de todos. Sobre a mesa havia também um ramo de rosas, uma planta e algumas peônias; durante o dia chegaram outros. Ganhei uma porção de coisas de mamãe e papai e fui devidamente presenteada por vários amigos. Entre outras coisas, deram-me um jogo de salão chamado Câmara Escura, muitos doces, chocolates, um quebra-cabeça, um broche, os Contos e lendas dos Países Baixos, de Joseph Cohen, Daisy e suas férias nas montanhas (um livro espetacular) e algum dinheiro. Agora posso comprar Os mitos da Grécia e Roma — que legal! Lies veio então apanhar-me para irmos à escola. No recreio, distribuí biscoitinhos doces para todo mundo, e então tivemos de voltar às aulas. Agora preciso parar. Até logo. Acho que vamos ser grandes amigos

Você identificou? Veja:


1) https://pt.depositphotos.com/stock-photos/filho.html

2) https://pt.depositphotos.com/stock-photos/filho.html

3) https://pt.depositphotos.com/stock-photos/filho.html


            Pela ordem, temos: O Diário de um Banana. É uma série de livros escrito pelo cartunista norte-americano Jeff Kinney. Essa série de livros conta as aventuras de Greg Heffley, um garoto que cursa o ensino fundamental como você, e sua a convivência com pais, professores, colegas e o irmão mais velho, que está sempre aprontando com ele.

Em segundo lugar, temos Querido Diário Otário, também uma série de livrosescrita por Jim Benton,um escritor e ilustrador estadunidense. Os livros da série contam a históriada adolescente Jamie Kelly e os vários problemas que enfrenta, como lidar com sua mãe, que cozinha muito mal, com seu cachorro, o Fedido, que sempre é inconveniente com ela, com sua amiga, Isabella, que é excêntrica (um pouco louca) e com sua arquirrival, Angelina, menina loira muito bonita com quem compete pela popularidade em sua escola.

E em terceiro lugar, O Diário de Anne Frank. Anne era uma menina de trezes anos e ela narra nesse diário o sofrimento, os medos e as poucas alegrias vividas no período em que esteve escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, na Holanda, durante a Segunda Guerra Mundial.

Esses livros e muitos outros em forma de diário nos proporcionam uma leitura muito agradável! Se você ainda não leu, aproveite essa quarentena!

Então, o que é um diário mesmo?

É um tipo de texto em que a pessoa narra (conta) fatos de seu dia-a-dia ou ainda coisas que ela não quer que ninguém saiba. Esses registros costumam estar carregados de emoções, desabafos...

        Agora quero propor um desafio para vocês! Que tal escrevermos um diário? Essa quarentena, com certeza, tem nos fornecido assuntos com fartura, não é? Eu mesma estou escrevendo um! Há momentos que estou tão cansada, desanimada, com saudades de todos. Há outros em que estou animada, pensando em mil atividades para fazermos quando voltarmos ou inventando pratos gostosos (ou nem tanto!). Também estou lendo bastante e fazendo cursos. Meu diário está quase virando uma série! Abaixo há algumas orientações sobre como você pode começar a escrever o seu. Use nosso caderno de produção literária ou faça você mesmo (a) um. Não precisa comprar. Pegue um caderno, decore as margens, cole adesivos ou desenhe, enfim, faça do seu jeito! Deixe sua imaginação e sentimentos trabalharem! Quando voltarmos, vamos trocar ideias, mas se seu diário tiver segredos, guarde-o a sete chaves!

1) Como você não está escrevendo para uma pessoa específica, mas sim para você mesmo (a), pode começar assim: “Meu querido diário”...

2) - A data é essencial, pois daqui a uns vinte anos, você poderá rever o que registrou numa determinada ocasião.

3)  Desenvolvimento – trata-se da parte na qual registrará as informações que desejar, não se esquecendo dos detalhes mais importantes, certo?

4) Por fim, a assinatura para deixar registrado quem é  o autor (a) do texto: você!




HISTÓRIA EM QUADRINHOS




       Quando falamos sobre histórias em quadrinhos, lembramos daquelas divertidas, não é verdade?

       As HQs (histórias em quadrinhos) são textos narrativos, nos quais as histórias se passam com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado espaço (local), apresentando um tempo e um enredo. Pode aparecer também um narrador.

       Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento como forma de divertir e de causar o humor. 

       Entretanto, as HQs também podem transmitir uma informação, um alerta à população, como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros. 

       Histórias em quadrinhos são compostas por linguagem verbal e não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, com o objetivo de facilitar o entendimento do leitor. 

       Outro aspecto importante é o diálogo entre os personagens, que aparece através de balões, os quais apresentam formatos variados, representando volume de voz, pensamento, surpresa e outros. Observe: 


       Há, também, as onomatopeias que são os sons, ruídos reproduzidos por letras e desenhos. Também há os recursos gráficos que em sua maioria são os símbolos e sinais que aplicados aos desenhos, acrescentam-lhe sensações, movimentos etc. 

As onomatopeias: 



Os Recursos Gráficos: 


PRODUÇÃO DE TEXTO 



Leia os quadrinhos iniciais de uma HQ da Turma da Mônica: 



    Sua vez! A proposta de produção de texto é uma história em quadrinhos, tendo como enredo a prevenção à Covid-19. Vale uma breve pesquisa sobre o tema! 

     Continue a HQ acima, criando novos quadros e diálogos entre as personagens Cebolinha e Mônica. Se quiser, acrescente outras personagens. 

       Faça um roteiro da história em seu caderno de Português, para depois passar a limpo em uma folha ofício. Veja quantos quadros sua história irá utilizar, escreva as falas, circule-as com balões, explorando as diferentes possibilidades e, por fim, ilustre sua história. 

       Use apenas letras MAIÚSCULAS, como nos gibis. Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho. Você pode destacar palavras importantes ou gritos com cores mais fortes. Escreva as letras antes de fazer o balão em torno. 

     Lembre-se, também, de dar um título à nova história e escrever “fim” no último quadro! 



Divirta-se!


______________________________________________________________







ARTE
Prof. Marcelo

1-Escute a música e depois veja o vídeo.




Assista ao vídeo e vamos relembrar a aula sobre cores quentes e frias.

 
               
Agora que você já lembrou da aula, olhe pela sua janela e desenhe o que vê, usando cores quentes e frias.





CIÊNCIAS
Profa. Márcia


       Assitir o filme Contágio (Figura 1), dirigido por Steven Soderbergh, que conta a história de Beth Emhoff que pouco depois de voltar de uma viagem de negócios, morre de uma suposta gripe.          Enquanto a epidemia mortal se espalha, os médicos precisam identificar o vírus para conseguir combatê-lo e acabar com o pânico da população. 


Figura 1: Imagem ilustrativa da capa do filme 


ATIVIDADES : 

1-Você sabe as diferenças entre surto, epidemia, endemia e pandemia? É importante conseguir diferenciar cada conceito (Registrar sua resposta no caderno de ciências) 

· Surto _____________________________________

· Epidemia___________________________________

· Endemia___________________________________

· Pandemia__________________________________

2-Doenças X globalização 

       O filme “Contágio” ressalta essa relação e mostra como a globalização afetou diretamente na transmissão da doença. 

Faça um pequeno comentário sobre como a globalização afetou a transmissão do coronavírus 

(Registrar sua resposta no caderno de ciências) 


3- OMS 

Neste contexto de pandemia, a organização ganha um destaque importante. Qual a sua relevância no mundo desde sua criação até os dias de hoje? 

(Registrar sua resposta no caderno de ciências) 


4- Paralisações X setores básicos 

       No filme “Contágio”, a tendência de isolamento, com cada um em suas casas evitando o contato com os outros, leva trabalhadores de diversos setores a pararem de trabalhar. Como os efeitos da paralisação de setores básicos causam na sociedade?

(Registrar sua resposta no caderno de ciências) 


5-Durante o filme, é possível perceber como o medo se espalha pela população de maneira descontrolada. As pessoas lutam para conseguir mantimentos e para ficarem confinadas em casa com seus familiares. 

De que forma somos condicionados a ter medo? 

(Registrar sua resposta no caderno de ciências) 


6-Em “Contágio” fica claro o quanto a mídia é essencial para conseguir passar as informações corretas para a população e evitar prejuízos ainda maiores. 

Reflita sobre essa responsabilidade que é depositada na mídia e também sobre como a velocidade com a qual as notícias se espalham na internet afeta todo esse processo. 

Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? 

(Registrar sua resposta no caderno de ciências) 



GEOGRAFIA
Prof. Ricardo
Prof. Marinho

INTRODUÇÃO
Para Andréa Borges de Medeiros, o “Cadinho de prosa” é, por enquanto, uma pista para novas descobertas e vivências. Outras poderão ser delineadas no percurso desse caminho, indicando, de forma leve, configurações que poderão surgir no exercício da caminhada.
Diante das inúmeras propostas, escolhemos algumas para serem desenvolvidas com os alunos, a partir do material disponibilizado pela SE – JF.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS



1ª – Leitura dos livros digitais:

“A história da ostra e da borboleta: o coronavírus e eu.” 


Palavras chave: ostra, lagarta, coronavírus. 



· Faça uma pesquisa sobre a formação de pérolas realizada pela ostra.

· Faça uma pesquisa das fases da lagarta até virar borboleta, desenhando cada uma.

· Quais as transformações na nossa vida causadas pelo coronavírus? Desenhe e preencha balões com os seus sentimentos:


. Desenhe e preencha balões com os seus pensamentos.




“Um dia no campo” 


Palavras chave: agricultura familiar; agronegócio; fome; agrotóxico. 



· Enumere a importância da agricultura familiar e a preservação da biodiversidade.

· Pesquise os termos: agroecologia e agronegócio.

· Em sua opinião, como podemos resolver o problema da “fome” no mundo?



2ª – Outros acervos – Kids Book Itaú:

“Meu amigo robô” 



- O artesão, Luis, trabalha com os mais variados materiais e na porta da sua oficina tem uma tabuleta com os dizeres “O que você quiser, eu faço”.

- A menina pediu: “um robô que seja meu amigo, converse comigo e que seja único no mundo.”

- E você, o que iria pedir para o artesão Luis? Descreva como gostaria que fosse o seu pedido.



3ª – SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS

“O mestre mandou”. 

· Criar cinco tarefas para serem cumpridas na brincadeira.


“Cantigas de roda” 

· Pergunte para os seus familiares sobre uma cantiga de roda: escreva-a e faça ilustrações com desenhos ou recortes de revistas.



4ª – VÍDEO: RESPIRAR PARA ACALMAR.

      O vídeo de 59 segundos mostra o peixinho subindo e descendo.... 
      Pense em coisas boas. Desenhe uns peixes e escreva as palavras que representem coisas boas dentro dos peixinhos.



HISTÓRIA
Prof. Enaldo

Instruções para todos os alunos:
               

1) Cada aluno(a) escolherá livremente cinco lendas de acordo com a sua série.

2) As lendas se encontram disponíveis na internet, basta digitar o título e é possível encontrar também vídeos no YouTube.

3) As atividades serão realizadas no próprio caderno do aluno, a lápis, lapiseira, caneta azul ou preta.

4) Todas as atividades valem pontos a serem conferidas quando do retorno às aulas.

5) Para cada lenda o(a) aluno(a) deverá responder:

a) Faça um resumo(com suas próprias palavras) de no mínimo cinco linhas sobre a lenda que você aprendeu. Resumir não é copiar.

b) Responder: o que você aprendeu ou achou interessante nesta lenda?

Lendas Medievais e Americanas
·         A lenda de Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
·         A criação do mundo segundo o Popol Vuh.
·         Sheherazade e as Mil e Uma Noites.
·         Robin Hood.
·         Tristão e Isolda.
·         A lenda de Thor.
·         A lenda do Preste João.
·         Simbad, o Marujo.
·         O Boitatá.
 O Negrinho do Pastoreio.



MATEMÁTICA/ RACIOCÍNIO LÓGICO
Prof. Geraldo



A Matemática das datas do Diário de Anne Frank
 (Acesse https://drive.google.com/file/d/1lrJiqKQg9jZU1Ju7TwgNiwUU8oib03BP/view para consultar as páginas citadas na atividade)

Questões:

1) Um ano é bissexto quando for divisível por 4. Caso os 2 últimos algarismos do ano forem zeros, o ano só é bissexto se for divisível por 400.
a) O ano registrado na p. 10 da história em quadrinhos do Diário de Anne Frank, foi bissexto? Deixe o cálculo.
b) O ano registrado na p. 138 da história em quadrinhos do Diário de Anne Frank, foi bissexto? Deixe o cálculo.
                       
2) No alto da p.10 da história em quadrinhos, Anne Frank registrou o período de dias em que ocorreram os seus relatos iniciais. De quantos dias foi este período?

3) Observe as pp. 10, 11, 14 e 16 da história em quadrinhos do Diário de Anne Frank e use o raciocínio lógico para descobrir:
a) Em que ano Anne Frank nasceu?
b) Em que ano Anne Frank saiu da Alemanha e chegou à Holanda?

c) Se Anne Frank tivesse sobrevivido ao Holocausto e ainda estivesse viva, quantos anos teria hoje? (vai depender do dia em que você resolver esta questão)




Profa. Etelvina






1) Queridos alunos do sétimo ano, gostaria de propor uma atividade lúdica:
Procedimento:
·         Proporcionalidade na sua casa: medir alguns objetos de suas casas e estabelecer uma proporção entre eles (faça uma observação nas imagens no livro da casa de Anne Frank). Encontrar a proporcionalidade entre membros familiares (números de homens e mulheres), em contas de água e de luz, receitas culinárias etc.
·         Proporcionalidade no corpo humano: medindo a si mesmo e usando uma fita métrica, encontrar a proporção áurea em partes do seu corpo e de seus familiares.
·         Proporcionalidade entre a altura e a sombra: medindo a si mesmo e a sombra em determinada hora do dia e também de seus familiares, comprovar a existência da proporcionalidade.
·         Montar uma tabela com todos os resultados.
) 2) Usando a criatividade, confeccionem jogos matemáticos envolvendo as operações com números inteiros, números racionais, expressões algébricas e equações do primeiro grau.



PORTUGUÊS
Profa. Denise

Querido aluno/ aluna, essas atividades são oportunidades de aproveitar seu tempo e continuar estudando! Em breve, estaremos juntos novamente! Um abraço! 

Primeiro passo: acesse o site Cadinho de Prosa da Prefeitura de Juiz de Fora: https://sites.google.com/view/cadinho-de-prosa 

Segundo passo: acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=DvQLdN8pHwE em “Histórias e poemas musicados” para assistir o vídeo do poema Ou isto ou aquilo de Cecilia Meireles. 

Terceiro passo: agora leia o poema e realize as atividades propostas a seguir. 


Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles) 

Ou se tem chuva e não se tem sol, 
Ou se tem sol e não se tem chuva! 
Ou se calça a luva e não se põe o anel, 
Ou se põe o anel e não se calça a luva! 

Quem sobe nos ares não fica no chão, 
Quem fica no chão não sobe nos ares. 
É uma grande pena que não se possa 
Estar ao mesmo tempo nos dois lugares! 

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, 
Ou compro o doce e gasto o dinheiro. 
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... 
E vivo escolhendo o dia inteiro! 

Não sei se brinco, não sei se estudo, 
Se saio correndo ou fico tranquilo. 
Mas não consegui entender ainda 
Qual é melhor: se é isto ou aquilo. 

Ou isto ou aquilo, Editora Nova Fronteira, 1990 - Rio de Janeiro, Brasil 

       Verso, estrofe e rima são elementos do texto poético. Definimos verso como sendo cada linha poética, e estrofe como um conjunto de versos. 

1)A construção do poema é diferente do texto em prosa. Quantas estrofes e quantos versos há nesse poema? 

       Uma das outras características específicas do texto poético é o recurso à rima. Quando um verso rima com outro, diz-se que é um verso rimado. Quando não rima com mais nenhum, diz-se que é um verso branco, solto ou livre. Amanhã é dia de escola – [verso rimado] Por isso vou já preparar a sacola. – [verso rimado] Quem bom que é ir aprender! – [verso branco]

 2) O poema lido apresenta rimas? Indique algumas delas. 

       O eu lírico ou eu poético é um conceito que designa a voz que se manifesta na poesia. Criada pelo poeta, essa voz apresenta as reflexões, sentimentos, sensações e emoções de um sujeito fictício que discursa em primeira pessoa (eu). 

3)Sobre o que o eu lírico fala no texto?  

4) Que sentimento o eu lírico vivencia diante do “isto” e do “aquilo”? 
A) Alegria B) Dúvida C) Renúncia D) Tristeza 

Justifique sua reposta. 

5)A expressão “Ou isto ou aquilo” que se repete no poema revela as escolhas que o eu lírico tem que fazer. Como ele se vê diante dessas escolhas? Justifique com versos. 

6)Todos nós precisamos fazer escolhas no dia a dia. Conte uma escolha que você fez e diga o que achou disso.

7) Os pronomes isto e aquilo são empregados para fazer referências no texto. Indique itens do poema a que se referem: 

ISTO:

AQUILO:

 Volte ao site Cadinho de prosa e acesse outras histórias e poemas musicados!




SALA DE LEITURA
Profa. Luciana

1-Assistir o Filme:“OS ESCRITORES DA LIBERDADE”.
2-Faça um pequeno resumo no caderno de Produção literária.